20090122

Avaliação a Augusto Santos Silva - chumbado


6 anos antes
Acção Socialista - 6.2.2003

A verdade, a pura verdade é que o actual Ministério da Educação não tem dimensão pedagógica. O menos que se pode dizer da secretária de Estado que tutela as questões pedagógicas é que não tem manifestamente nem preparação, nem perfil para o cargo. O ministro enreda-se em discursos fáceis, dirigidos ao senso comum e a uma certa opinião publicada que nunca esqueceu a sua hostilidade à democratização da escola, mas descura a acção e paralisa, de facto, o sistema educativo, deixando professores e escolas sem apoio, orientação e incentivo.
Na educação, como em muitas outras áreas, mas na educação com especial gravidade, a lógica da direita no poder é: paralisia, desinvestimento, contra-reforma.



6 anos depois


PS mobiliza deputados para chumbar diploma
Por sua vez, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, recusou-se a considerar que o Governo esteja a dramatizar a votação de sexta-feira, mas adiantou que o executivo considera a avaliação dos professores uma reforma emblemática e uma questão crítica para o cumprimento do programa do Governo. Caso o Governo não tivesse condições para prosseguir com a avaliação dos professores, também não teria condições para prosseguir com um dos eixos fundamentais da sua agenda reformista. Mas não antecipo nada para sexta-feira que não seja o Parlamento continuar a acompanhar o Governo nesta reforma que para nós é decisiva, declarou.

Ai,compreendi, muito bem.O deputado apenas quer proteger o Governo e em especial Sócrates.Não conhece outras metodologias em sociologia que não seja a opressão? Pois está chumbado a Sociologia por 120.000.professores deste país!

Caro Deputado, 6 anos é muito pouco e basta mudar de cor política e substituir o seu texto de 2003 de não apenas uma secretária de estado mas DOIS secretários de estado e que onde se lê na educação, como em muitas outras áreas, mas na educação com especial gravidade, a lógica da direita no poder é: paralisia, desinvestimento, contra-reforma, substitua-se direita por socialista e é o que vemos: paralisia, desinvestimento, contra-reforma.

Mais informações

Caixa de correio de Augusto Santos Silva no Parlamento.

1 comentário:

Humilde Canalizador disse...

"admito que perdi os professores, mas ganhei a opinião pública" (Maria de Lurdes Rodrigues , Junho/2006)

"vocês [deputados do PS] estão a dar ouvidos a esses professorzecos"
(Valter Lemos, Assembleia da República, 24/01/2008)

"caso haja grande número de professores a abandonar o ensino, sempre se poderiam recrutar novos no Brasil" (Jorge Pedreira, Novembro/2008)

"quando se dá uma bolacha a um rato, ele a seguir quer um copo de leite!" (Jorge Pedreira, Auditório da Estalagem do Sado, 16/11/2008)

"[os professores são] arruaceiros, covardes, são como o esparguete (depois de esticados, partem), só são valentes quando estão em grupo!" (Margarida Moreira - DREN, Viana do Castelo, 28/11/2008)