Mais uma cacas propagandística sem um vislumbre de repostas minimamente credíveis. Interessante como a Sociedade Portuguesa de Matemática continua arredada de tudo o que tem a ver com o ensino de Matemática neste país. Parece que o Nuno Crato é "persona non grata". Porque será???:-)
Ainda assim, destaco algumas "ideias":
" A escola tem de ter meios para conseguir melhores resultados escolares ao nível da Matemática, mas sozinha muitas vezes não consegue ultrapassar todas as dificuldades, sobretudo quando o meio é adverso e nós não temos um meio favorável, naturalizamos demais as incapacidades dos nossos alunos em matérias como a Matemática» - "estrangeirar" as incapacidades dos alunos e não "naturalizá-las" dará um forte apoio às escolas no ensino da Matemática .
"Devíamos ter uma espécie de campanha" - e senhora não sabe muito bem o quê, daí "uma espécie de...". Eu sugeria episódios de Morangos com Açucar com professores e professoras bué da cools a dizer que a Matemática é fixe... e as personagens mais importantes seriam os melhores alunos da turma e conheciam-se pelo amor que ambos tinham a passar as tardes a fazer exercìcios de Matemática. Seria uma forma de a "desnaturalizar" os maus resultados, portantos!
«Aquilo que há é pouco trabalho e portanto precisamos de trabalhar mais, fazer exercícios, acompanhar os alunos no estudo». - temos aqui a maior contribuição para a "naturalização" de bons resultados a Matemática num futuro muito próximo ( e se calhar a resposta a quem se perguntava para onde ia MLR já que não estava nas listas para o PE): o futuro de MLR será a fazer exercícios e a acompanhar os alunos no estudo da Matemática! E, por uma vez, estamos de acordo: aquilo que todos nós também achamos é que, da parte dela e da sua equipa, há efectivamente pouco trabalho com vista a "desnaturalizar" o disparate e a perceber as asneiras que andam a fazer a nível da educação neste país.
ARREEEE!!!!!!!!!!
AnaC
Ministra quer campanha para promover Matemática
A ministra da Educação considerou hoje positivo que o Presidente da República dedique um roteiro à Matemática e defendeu «um esforço do país», centrado na escola, mas envolvendo pais e meios de comunicação, para melhorar resultados escolares «A escola tem de ter meios para conseguir melhores resultados escolares ao nível da Matemática, mas sozinha muitas vezes não consegue ultrapassar todas as dificuldades, sobretudo quando o meio é adverso e nós não temos um meio favorável, naturalizamos demais as incapacidades dos nossos alunos em matérias como a Matemática» , disse Maria de Lurdes Rodrigues aos jornalistas, em Caparide (Cascais). Para a responsável pela pasta da Educação, é necessário inverter esta atitude e dizer: «Não é normal ter maus resultados a Matemática. Normal é ter bons resultados como às outras disciplinas». «Este processo de desnaturalização dos maus resultados tem de envolver todos, até os meios de comunicação, até as telenovelas, até os anúncios. Devíamos ter uma espécie de campanha que chamasse a atenção para várias coisas» , defendeu. Segundo a ministra, não seria assim tão difícil incutir nas crianças o gosto pela Matemática e proporcionar-lhes a felicidade de alcançarem bons resultados na disciplina. Maria de Lurdes Rodrigues considera que esta «campanha» deveria também chegar aos pais, transmitindo-lhes que não devem ser mais tolerantes com os maus resultados a Matemática do que são com outras disciplinas. A ministra considera que, muitas vezes, os pais acabam por ser tolerantes com os maus resultados dos filhos porque eles próprios não foram bons alunos a Matemática, mas adverte: «Isto não é hereditário». «Os pais têm de estar atentos. Mesmo que eles tenham tido dificuldades devem ser exigentes com os filhos nestas matérias» , disse, acrescentando que durante demasiados anos o país se conformou com maus resultados a esta disciplina. «Isso não é natural, não há nada de genético nos portugueses que justifique este mau resultado» , afirmou a ministra, criticando: «Aquilo que há é pouco trabalho e portanto precisamos de trabalhar mais, fazer exercícios, acompanhar os alunos no estudo». O Ministério da Educação decidiu alargar ao 1.º Ciclo o Plano de Acção para a Matemática no próximo ano lectivo, altura em que arranca também o novo programa da disciplina. O plano, já aplicado ao 2.º e 3.º ciclos, tem tido um impacto positivo «quer ao nível das práticas lectivas, quer do trabalho entre professores», segundo o ministério. A ministra realçou a importância de se retirar proveito de haver hoje provas de aferição universais, generalizadas a todas as escolas, e envolver os professores do 1.º Ciclo na melhoria desses resultados.
Lusa / SOL http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=132171
1 comentário:
Marilú ensandeceu de vez!
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