20090402

O polvo está a chegar às escolas


No Público de dia 1 de Abril contei 11 anúncios a propósito da "abertura" de candidaturas ao cargo de Director de Escola ou Agrupamento. Logo me lembrei que era a Lei 75/2008 a entrar direitinho no prazo previsto, publicados os anúncios no jornal, como manda a lei, e logo por coincidência no dia 1 de Abril, que, pelo sim pelo não dá muito jeito aos Socretinos que, sempre podem depois dizer, todo este plano de despojar as escolas de vida democrática, colando-lhe por cima um falso ar democrático, era brincadeira, mentira, dia dos tolos.

Mas eu acredito ser a pura das verdades, a lei de gestão está mesmo a ser posta em prática, e por isso logo me lembrei de uma personagem, que deve estar prestes a ser directora porque já começou há muito a fazer a cama onde se há-de deitar. O conselho geral transitório que escolheu e influenciou usando todos os meios, vai certamente votar nela, que outra coisa poderia acontecer? Fica debaixo de olho dos tolos do ME e vai fingir andar direitinha, de preferência mostrando ser mais papista que o papa. Ela não se importa nada, que as leis sejam absurdas, se é isso que querem que ela faça, ela até gosta. Lá no agrupamento vai tudo para a frente e nem há discussão. Ai a nossa presidente é que falou bem, as outras é uma tristeza as coisas que dizem aos senhores secretários de Estado, deviam ter vergonha e serem mais profissionais. Rodeada de gente assim, está tudo a andar, senhor secretário de Estado e uma troca de olhos cúmplice com a senhora ministra. No final de tudo isto uma boa compensação monetária para fazer o trabalhinho e pôr tudo a andar. Eis a função e a disponibilidade de alguns futuros-directores das escolas e agrupamentos da escola pública.

Ei-los a tomar os lugares do poder, conformes com a lei e em breve num agrupamento mandará absolutamente alguém que diz assim: Nós [portugueses] dantes mandávamos para lá as Marias [criadas]; agora eles [Brasil] mandam-nos as putas e os criminosos. E isto em pleno Conselho Pedagógico, em frente a pais, a professores, numa escola onde há alunos brasileiros, africanos, do leste, ciganos, chineses, tudo, como deve ser na escola pública. O que pensa a tal presidenta dessas crianças, alunos da "sua" escola? Para ela são filhos de putas e criminosos?

Corre-se por esta e por outras o risco de não serem as melhores pessoas a ocuparem o cargo de Director de uma escola, pior ainda se for Agrupamento pois sobe-lhes o poder à cabeça. Ainda mal se sabia do 1-B/2009 e já havia quem se gabasse do aumento, como quem diz para as colegas: queridas, sempre são mais 500 euritos ao fim do mês, nada de especial mas sempre dão jeito para os jacuzis. Ela nunca disse exactamente isto, mas podia ter dito, é pessoa para isso e muito mais. Ela é das cumpridoras e das que ousam, uma Felgueiras.

1 comentário:

Prof Pardal disse...

Já ouvi dizer que o PCE lá da escola vai ser seleccionado.

Imaginem... ainda a procissão vai no adro e já o santo está no altar!

Isto é tudo uma vergonha!