20080319

Avaliação do desempenho: FENPROF lança debate inédito

... para a construção de um modelo rigoroso e valorizador da profissão

A FENPROF, em quatro momentos, no último ano e meio, apresentou as suas propostas para a regulamentação da Avaliação do Desempenho, seja no âmbito da sua actividade específica e do relacionamento institucional com o governo, seja no âmbito da Plataforma Sindical dos Professores. Fê-lo no Jornal da FENPROF n.º 210, em Junho de 2006, e em três outros documentos, desde essa data, de que se destacam as "7 premissas para uma negociação séria e efectiva (11.11.2006)" e a "Proposta da Plataforma para a negociação - Esforço de Aproximação".

Relançar as propostas e transferir para os professores e para as escolas a construção de um modelo de avaliação rigoroso e de qualidade, foi uma das decisões do Conselho Nacional da FENPROF que se realizou em Lisboa nos dias 10 e 11 de Março.

A concretização desta ideia far-se-á até ao final do próximo ano lectivo, período que a Federação pretende que seja de experimentação do modelo do ME. Ao mesmo tempo, os docentes poderão, a partir do modelo proposto pela FENPROF, desenvolvê-lo e apresentar, no fim, uma proposta, por si sufragada, através da sua participação em reuniões, plenários ou encontros que nesse âmbito venham a realizar-se. Este debate permitirá, ainda, colocar em confronto duas propostas - a do M.E. e a dos Professores e Educadores.

O Secretariado Nacional da FENPROF fará o lançamento público, ainda este ano, das suas propostas, revistas e actualizadas, integrando diversos aspectos que se relacionam com o seu enquadramento profissional, a sua ligação com um modelo democrático de gestão e a perspectiva formativa, valorizadora e promotora da profissão e da qualidade de ensino. | LL

Sem comentários: