Mostrar mensagens com a etiqueta a luta dos professores. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta a luta dos professores. Mostrar todas as mensagens

20090526

Manifesto Conjunto

Subscrevo:
Encontramo-nos Sábado

1) Este governo desfigurou a escola pública. O modelo de avaliação docente que tentou implementar é uma fraude que só prejudica alunos, pais e professores. Partir a carreira docente em duas, de uma forma arbitrária e injusta, só teve uma motivação economicista, e promove o individualismo em vez do trabalho em equipa. A imposição dos directores burocratiza o ensino e diminui a democracia. Em nome da pacificação das escolas e de um ensino de qualidade, é urgente revogar estas medidas.

2) Os professores e as professoras já mostraram que recusam estas políticas. 8 de Março, 8 de Novembro, 15 de Novembro, duas greves massivas, são momentos que não se esquecem e que despertaram o país. Os professores e as professoras deixaram bem claro que não se deixam intimidar e que não sacrificam a qualidade da escola pública.

3) Num momento de eleições, em que se debatem as escolhas para o país e para a Europa, em que todos devem assumir os seus compromissos, os professores têm uma palavra a dizer. O governo quis cantar vitória mas é a educação que está a perder. Os professores e as professoras não aceitam a arrogância e não desistem desta luta: sair à rua em força é arriscar um futuro diferente. Saír à rua, todos juntos outra vez, é o que teme o governo e é do que a escola pública precisa. Por isso, encontramo-nos no próximo sábado.

Subscrevem:
Os blogues: A Educação do Meu Umbigo (Paulo Guinote), ProfAvaliação (Ramiro Marques), Correntes (Paulo Prudêncio), (Re)Flexões (Francisco Santos), Educação SA (Reitor), O Estado da Educação (Mário Carneiro), Professores Lusos (Ricardo M.), Outròólhar (Miguel Pinto), O Cartel (Brit.com, Advogado do Diabo)

Os movimentos: APEDE (Associação de Professores em Defesa do Ensino), MUP (Movimento Mobilização e Unidade dos Professores), PROmova (Movimento de Valorização dos Professores), MEP (Movimento Escola Pública), CDEP (Comissão em Defesa da Escola Pública)

Vais desistir agora?

30 de Maio, pela nossa DIGNIDADE!

20090127

Dizer NÃO!


Recusar leis absurdas

Fazer greves e manifestações

Apelar à unidade sindical

Fazer plenários nas escolas

Não entregar os objectivos individuais

Escrever aos deputados

Propor greve por tempo indeterminado

Fundamentar legalmente as nossas razões

Recorrer aos sindicatos, ao presidente, aos tribunais

Defender os direitos profissionais

Denunciar os podres do sistema

Apelar à unidade com os outros trabalhadores e cidadãos

Dizer não à destruição da Escola Pública


Para muitos pode parecer LOUCURA mas…


Sem a loucura que é o homem
Mais que a besta sadia,
Cadáver adiado que procria?

Fernando Pessoa, D.Sebastião, Mensagem (excerto)

20081117

Promova apela a plenário a 17-11, no Distrito de Vila Real


GRANDE PLENÁRIO DE EDUCADORES E DE PROFESSORES
DO DISTRITO DE VILA REAL

DIA 17 DE NOVEMBRO DE 2008, 21:00, GINÁSIO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. PEDRO (VILA REAL)

Agenda:

1. Posições a tomar em cada escola/agrupamento face à imposição deste Modelo de Avaliação;

2. Como reforçarmos a unidade dos professores;

3. Outros assuntos.

É DECISIVO QUE EM TODAS AS ESCOLAS DO DISTRITO OS PROFESSORES SE MOBILIZEM PARA PARTICIPAR NO PLENÁRIO OU TENHAM REPRESENTANTES NO MESMO.

TODOS UNIDOS VAMOS TRAVAR A IMPLEMENTAÇÃO DESTE MODELO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E A DIVISÃO ARBITRÁRIA E INJUSTA DA CARREIRA QUE O SUPORTA.

Iniciativa do Movimento PROMova e professores individualmente
Citação de: http://movimentopromova.blogspot.com/