20071101

Universidades recebem alunos mal preparados

Porque será?
"Os alunos chegam ao Ensino Superior mal preparados, sobretudo a Matemática e nas disciplinas de Ciências. O 12.° ano poderia dar lugar a um ano zero já dentro do mundo universitário ou então dar a possibilidade aos alunos do 1.° ano de terem aulas tipo ano zero nas áreas em que mostram maior dificuldade.

Teresa Lago, professora catedrática de Astronomia na Faculdade de Ciências do Porto, não tem dúvida quanto à deficiente preparação da generalidade dos alunos. "Eles não sabem pensar ou abordar correctamente um problema. Por outro lado, não sabem estudar de forma autónoma. Esperam que o professor lhes diga tudo. Compreender e absorver as matérias, ao invés de decorar, é o grande desafio que tenho de lhes colocar quando chegam à Universidade", refere Teresa Lago. "

Jornal Notícias/ Suplemento 01-11-2007 p.7


ESEC

Em resumo: não há concursos e há professores sem habilitações. A culpa é deles? Podia dizer que não, mas é. No entanto, é pior a responsabilidade dos agentes que criam esta cadeia de amiguismos.
Finalmente percebi este caso concreto!


Finalmente percebi qual é o currículo do colega Rui Ramos [ESEC] ...

Imagem daqui (filme imperdível)

«“Estes ganham, não são como os que vão à Eurovisão”

A apresentação do Festival decorreu no Casino Figueira, com a presença de representantes de diversas entidades locais, regionais e nacionais. Em foco, porém, esteve a equipa da ARCIL, liderada por Ana Araújo, coordenadora do festival, que sublinhou que o objectivo deste evento é “realçar as capacidades das pessoas com deficiência mental”, em vez de estar sempre focado nas suas limitações. E citou o lema da EAPH: “Not about us, without us”, ou seja, ‘não fazer nada sobre nós (pessoas portadoras de deficiência), sem a nossa participação’.
[Seria mais interessante e inclusivo um espectáculo musical suponho eu ... com eles, cidadãos com deficiência mental e outros cidadãos. Assim, dá ideia de um freak show.]
(...) Mais cáustico nas observações foi João Fernando Ramos, o pivot da RTP que, com a colega Fernanda Freitas vai apresentar o festival. Oriundo de uma família ligada há vários anos à Arcil – o seu irmão, Rui Ramos, é o director musical do evento – o apresentador teceu duras críticas à pouca divulgação de que os feitos dos cidadãos com deficiência são alvo. “Todos falam do Festival da Eurovisão, onde nós, portugueses, sistematicamente vamos e perdemos, e destes, que ganham, não falamos”, lamentou, sublinhando que “não ganhamos porque os nossos deficientes sejam melhores ou mais inteligentes do que os deficientes dos outros países, ganhamos porque estes jovens trabalham a sério, e, entre iguais, vencem”.

(...) Rosto conhecido da RTP, João Fernando Ramos não hesita em dar a cara por um projecto que, acredita, é mais um passo no longo caminho que Portugal tem que percorrer para a integração de todos os cidadãos.»


RUI MIGUEL CORREIA RAMOS Eq. a Assistente do 1º triénio Música 5/23/78 Licenciado CAP - Contrato Administrativo de Provimento Dedicação Exclusiva

Habilitações?

Bolas! Não se safa nadinha!

" O Secretário de Estado Valter Lemos fez um novo despacho sobre os professores em comissão de serviço extraordinária no ensino superior tentando emendar o disparate anterior..

Se é interessado, ou não sendo, quer informar-se, visite www.snesup.pt.

Os professores auxiliares e assistentes universitários e os assistentes do politécnico continuam a ver a sua situação ameaçada pois que o despacho, curiosamente divulgado pela Secretaria-Geral do MCTES, não abrange a sua situação, apesar de estarem em período probatório.

Estamos a preparar novas diligências, designadamente judiciais, que se nos afiguram imprescindíveis.

Saudações académicas e sindicais

A Direcção do SNESup

30-10-2007"

Adereços feitos à medida!






Hoje à noite, grande gala!

Apesar de não estar em casa para ver (vou ver o José Mário Branco que me merece muito mais respeito), recomendo vivamente a visualização e audição atenta da grande gala televisiva, mais uma vez, com a grande estrela que se recusa a falar com quem discorde dela (será que lhe vai sair o tiro pela culatra???).
Já agora, podem enviar sugestões para a RTP. Eu vou mandar uma ou duas!


Ré-lák-chá-dá-ménte...

"O PS decidiu reabrir ontem a discussão em torno de um dos pontos mais polémicos do novo Estatuto do Aluno do Ensino Básico e Secundário, propondo 'medidas correctivas' para os alunos que faltam, que podem passar pela retenção [na escolaridade obrigatória] e exclusão da frequência de disciplinas [para os casos do ensino secundário].

Com o argumento de que estava a haver uma cortina de fumo para confundir a opinião pública, os socialistas, num inesperado volte-face, apresentaram, ontem, a meio da reunião da Comissão Parlamentar de Educação, a proposta de alteração à redacção do polémico artigo 22º, que estabelecia a realização de uma prova de recuperação para os alunos que excedessem o limite de faltas, independentemente de serem justificadas ou não. Sem quaisquer outras consequências.

Com a polémica instalada, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, tentou aplacar a controvérsia, reduzindo a contestação a um alarmismo sem sentido. O certo é que agora de novo pela mão do PS a discussão reabriu-se, ainda que todos os partidos da oposição considerem que, apesar do recuo, subsiste o problema de o Estatuto tratar de igual modo as faltas justificadas e injustificadas. CDS e PCP falam mesmo de 'uma desautorização' da ministra da Educação por parte dos socialistas."


in ' Público '




É no que dá quando o trabalho de casa é feito de qualquer maneira e em cima do joelho! Esperemos que a 'Marilú' não fique aborrecida com [mais] este episódio e que não desate por aí aos berros, como nos tem habituados. E que não se demita, como muitos pediram já, e que aguarde 'ré-lák-chá-dá-ménte' estes dois anos que faltam para que o Povo deste país mande desmontar o 'circo cor-de-rosa'...

Apelos antigos, história recente


Mais info aqui

Santos, santinhos e santolas

«Que Deus me perdoe esta crónica que sai, por força do calendário, neste dia de Todos-os-Santos. Os santos que aqui evoco felizmente estão todos vivos e de boa saúde. São muitos e não são mártires. Por isso, destaco alguns da multidão.

O primeiro deles é, desde logo, a padroeira da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues. Acredita piamente que o seu novo Estatuto do Aluno, que acaba com a reprovação por faltas, vai alindar definitivamente a aziaga posição de Portugal nos indicadores educativos da União.

No Sotavento algarvio, a santa da mãe de um aluno do 8.º ano, não conseguindo levantá-lo da cama, telefonou à directora de turma para que fosse a casa acordar o menino que faltava às aulas. A mãe estava a trabalhar. Tinha mais que fazer. A professora, que não deve ser santa, não foi. O menino não teve de acordar estremunhado. Não soube o que perdia do bulício da escola.

As escolas Básicas já eram uma animação permanente em barafunda e indisciplina. E não se pense que dinamizadas apenas por santos meninos do rendimento social de inserção. Outros, de famílias de rendimento social de ostentação, também ajudavam. Agora vão subir ainda mais de nível. Daqui a um ou dois anos o Ministério da Educação vai poder ostentar que, em Portugal, estão todos os alunos nas salas de aulas. E até se divertem mais, passando beatificamente sem a maçada de estudar.» ( José Alberto Quaresma, Escritor)


O Halloween da Sinistra Ministra

Inspiração do amigo Kaos


Baixa, de olhos ruins, amarelenta,
Usando só de raiva e de impostura,
Triste de facha, o mesmo de figura,
Um mar de fel, malvada e quezilenta;

Arzinho confrangido que atormenta,
Sempre infeliz e de má catadura,
Mui perto de perder a compostura,
É cruel, mentirosa e rabugenta.

Rosto fechado, o gesto de fuinha,
Voz de lamento e ar de coitadinha,
Com pinta de raposa assustadinha,
É só veneno, a ditadorazinha.

Se não sabes quem é, dou-te uma pista:
Prepotente, mui gélida e sinistra,
Amarga, matreira e intriguista,
Abusa do poder... e é ministra.

[sei que este trecho delicioso já cá apareceu mas ... a vida tb é feita de recordações!]

"Ministra desautorizada"

Sondagem JN

O PS que desautorizou a Ministra. A "população" não concorda assim tanto com ela (há excepções evidentemente ... ovelhas ranhosas não estão em vias de extinção).


"o PS recuou e "desautorizou" a ministra da Educação"


" (...) Mas nem só o Estatuto do Aluno mereceu contestação parlamentar, no que respeita à ministra da Educação. Numa sala ao lado, onde foi ouvido sobre as escutas telefónicas (ver página ao lado), o ministro da Justiça recusou comentar as críticas da sua colega da Educação ao Procurador Geral da República, por este ter colocado a violência nas escolas entre as suas prioridades. Mas em resposta ao deputado Nuno Melo, do CDS-PP, Alberto Costa citou a lei da política criminal para lembrar que a violência nas escolas se integra no conjunto de crimes cujo combate "é de prevenção e prioritário". "Estou a citar a lei", reforçou. A lei aprovada por todo o Governo, em Conselho de Ministros." (Jornal de Notícias)


Novo Boletim da Comissão de Defesa da Escola Pública


Já se encontra online o nosso Boletim.
Leia-o aqui

20071031

Leia o restante no blogue do exmo sr prof. doutor Paulo guinote

"(...) No curto espaço de tempo de uma semana, o Governo de José Sócrates conseguiu produzir dois documentos de uma imbecilidade absolutamente notável que dizem muito sobre a massa de que é feito este executivo. (...)" (Pedro Norton apud Guinote)

Leia que vale a pena!

Assuntos da CONFAP

"(...) É lamentável que Sr. Lomba se esqueça dos mandamentos evangélicos, pelos quais se deveria reger, e veja nos serviços de ATL prestados pelas IPSS de Braga um negócio de exploração capitalista, regime económico que o Papa João Paulo II condenou em encíclica! (...)" (Confap)
[bla bla bla ]

[cof cof ] e depois a exigência típica:

"(...) Exigimos ao Sr. Lomba resposta às questões aqui colocadas e um desagravo público às Associações de Pais de Braga.(...)" (Confap)

Quanto valerá um professor???

Imagem daqui

"Quanto vale uma pessoa? Para Marx, vale o preço da sua subsistência. Para os juristas, vale o preço de um automóvel de gama média. Para os vendedores, vale o dinheiro que tem. Para o Marketing, vale a importância das identificações que promove. Algumas pessoas têm um preço negativo para os familiares, que pagam para que as levem. Estas são geralmente mais velhas, porque, quanto às mais novas, mesmo que dêem trabalho, eles pagam para as adquirirem. (O valor da pessoa, J.L. Pio Abreu, Destak.pt)


Brincadeiras!

Imagem daqui


A Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) exigiu hoje a criação de gabinetes de apoio a estudantes e famílias, constituídos por professores, psicólogos, assistentes e mediadores sociais, lembrando que "os alunos não podem ser abandonados à sua sorte”.»

É só areia ... A ignorância pega-se e paga-se bem!


Cartoon do imparável ;)


"Os adultos que não tenham concluído o secundário poderão a partir de hoje terminar aquele nível de ensino através da realização de exames às disciplinas que ficaram por fazer ou da frequência de módulos de formação.

O diploma relativo àquele nível de ensino poderá ser alcançado através da substituição das disciplinas em falta pela realização de exames a nível de escola ou de exames nacionais, nos casos em que há oferta. No entanto, esta possibilidade está apenas disponível no caso dos candidatos a quem falte, no máximo, seis disciplinas por cada ano do secundário.

Os exames deverão realizar-se em
três épocas distintas do ano lectivo, nomeadamente nos meses de Novembro, Fevereiro e Maio, sendo este calendário estabelecido pelas escolas, em função da procura dos candidatos. Outra hipótese é a conclusão do ensino secundário através da realização de módulos de formação de curta duração que serão definidos pelos Centros Novas Oportunidades, em função das necessidades e interesses do candidato.

O diploma, aprovado em Agosto, em Conselho de Ministros, prevê a criação de uma rede de escolas a nível nacional, preferencialmente com experiência no ensino de adultos, para apoiar os candidatos.

Está igualmente prevista a utilização de uma plataforma de ensino virtual, com professores disponíveis
através da Internet para "promover o apoio tutorial" destes adultos.

Inserido no âmbito da iniciativa Novas Oportunidades,
que prevê a qualificação de um milhão de adultos até 2010, o decreto-lei visa responder "às expectativas de grande número de candidatos oriundos de uma grande diversidade de percursos incompletos", possibilitando-lhes a conclusão do secundário." ( 30.10.2007 - 19h40 Lusa/Público)

20071029

De onde veio isto???

VOTE EM NINGUÉM AO PODER

- Ninguém aumentará os salários.
- Ninguém deterá a destruição do meio ambiente.
- Ninguém resolverá a falta de moradias.
- Ninguém criará fontes de trabalho digno.
-
Ninguém cumprirá as promessas da campanha eleitoral.
- Ninguém defenderá nossos direitos.



Há que pensar. Não é para todos.

Ai se a moda pega!

Assim se sentiram alguns, suponho ... [não se vê mas à frente do burro está um palácio (metáfora das grandes)]
Imagem a partir daqui

Santana deu o mote e Sarkozy reforçou.

Tal qual se tratasse de uma ida ao Circo ...

Meninos, vamos 'VER' a música ou um museu?
Imagem a partir de aqui

... senão, não se entende porque é que são tão mal tratadas as artes no Básico e Secundário. Aliás, a procura notória de actividades extra-curriculares por ex. em academias de música é disso reflexo. Os conservatórios, maltratados e abandonados não dão resposta à procura.
Este governo (neste caso, não é o único [apesar de se destacar notoriamente pela negativa] já que o extermínio da cultura, artes, música já tem barbas) não dá uma para a caixa ...

A ministra da Educação anunciou hoje, no Porto, que estão a ser criadas condições para que as escolas possam promover visitas de estudo aos museus e espaços culturais mais próximos.

«É uma prática que muitas escolas já adoptaram, a de proporcionar aos alunos visitas a espaços de cultura, de arte ou mesmo de ciência, que importa generalizar», disse a ministra na abertura da Conferência Nacional de Educação Artística, a decorrer até quarta-feira, na Casa da Música, no Porto.

Segundo Maria de Lurdes Rodrigues «a ambição é a de que todos os alunos, pelo menos uma vez por ano, durante a escolaridade obrigatória, possam ter essa oportunidade»." (Diário Digital)


Zangou-se!!!



"A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, acusou hoje o CDS/PP de estar a prestar "um mau serviço aos jovens" ao difundir a ideia de que é possível faltar e passar de ano."É uma mentira redonda e o CDS/PP está a lançar a confusão. Eu gostava de dizer, com muita clareza, aos jovens e às famílias que não é verdade que, se faltarem, podem passar, pois isso não está escrito em nenhum ponto do estatuto do aluno", frisou a ministra da Educação." ( 29.10.2007 - 13h03 Lusa)

APRESENTAÇÃO DA OBRA QUEM NOS FAZ COMO SOMOS, DE J. L. PIO ABREU

Quem nos Faz como Somos
Almedina Estádio Cidade de Coimbra, 30 de Outubro, às 21h00

Apresentação da obra de J.L. Pio Abreu, por Carlos Fiolhais e Gabriela Moita.
A sessão contará com a presença do autor.

Livraria Almedina
Estádio Cidade de Coimbra
Rua D. Manuel I, n.° 26 e 28
Coimbra

Almedina Estádio Cidade de Coimbra - 30 de Outubro

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LIVROS ONLINE:

The Behaviour as a System of States (1995-2003). ONLINE (Ariadne Editora)

ARTIGOS RECENTES DISPONÍVEIS NA INTERNET:

J.L. PIO ABREU, PAULO BISCAIA (1980) - Luto patológico: algumas considerações a propósito do tratamento de um caso

PAULO A. SANTOS e J.L. PIO ABREU (1991) - A evolução do Conteúdo dos Sonhos no luto Patológico. A propósito de um caso

J.L. PIO ABREU (1996) - Da Harmonia ao Desequilíbrio Psicossomático, Encontro Fé e Cultura (Centro Universitário Manuel da Nóbrega, Coimbra), XIII-XIV: 98-103. ONLINE (Ariadne Editora)

J.L. PIO ABREU (1997) - Seasonal Variation in Bipolar Disorder (Letter), Brit. J. Psychiatry, 170: 483-484. (Pub-Med)

J.L.PIO ABREU, C. RAMALHEIRA, J. M. VALENTE (1998) - Towards a ‘Map’ of Panic: Structure of the Bodily Symptoms. Acta Psychiatrica Scandinavica, 97: 66-70. (Pub-Med)

J.L. PIO ABREU (2000) – Clínica e Investigação da Esquizofrenia: Um desafio Contemporâneo. Saúde Mental, II (3): 9-15. ONLINE (Ariadne Editora)

J.L. PIO ABREU (2003) – As Emoções como Comunicação/Narrativas ONLINE (Ariadne Editora)

J.L. PIO ABREU, H. ESPÍRITO SANTO, FILIPA MADEIRA (2004) – The Role of Hyperventilation in Dissociative Disorders. Preprint online

J.L. PIO ABREU, CRISTINA VILLARES OLIVEIRA (2005) - On Measuring Tele ONLINE

Pio-Abreu, J. L. (2006) - Tempo, Corpo e Identidade. Conferência nas Sextas Jornadas Sobre Comportamentos Suicidários. Luso-Coimbra.

José Luís Pio-Abreu e Cristina Villares-Oliveira (2007) - How does psychodrama work? How theory is embedded in the psychodramatic method, in C. Baim, J. Burmeister and M. Maciel [Eds.], Psychodrama: Advances in Theory and Practice. London and New York: Routledge. Chapter 9, pgs. 127-137.

Quem nos faz como somos


"Por que faço o que faço, por que penso o que penso? A maioria das pessoas dirá: «porque quero». Este livro ensaia respostas alternativas.

«Por um lado são os genes que nos obrigam a fazer certas coisas para eles sobreviverem e se aperfeiçoarem no futuro. Por outro são as culturas, incluindo a linguagem, as religiões, os media e todos esses instrumentos de manipulação que também nos usam para assegurar a sua sobrevivência. E, em terceiro lugar, são as relações entre pessoas, às vezes complexas e paradoxais, mas que nos dão alguma margem de liberdade. Felizmente que as imposições biológicas entram muitas vezes em contradição com a formação cultural, se não seríamos autênticos robots! É neste conflito que nós ganhamos a liberdade. A possibilidade de sermos como somos.»"

Vai dar bronca ...

"Em comunicado, a federação atesta que aquele modelo “promove a burocratização de procedimentos, abre portas à subjectividade e foi construído para penalizar os professores ao nível da sua carreira”. Em causa está, asseveram os docentes, uma imposição da “periodicidade bienal” a “um conjunto excessivo de procedimentos administrativos (preenchimento de inúmeras fichas com dezenas de itens, 500 mil observações anuais, 150 mil entrevistas e reuniões entre avaliados e comissões), concentrando as principais tarefas de avaliação numa só pessoa e fazendo incidir os momentos mais relevantes da avaliação em períodos sensíveis do ano, como o final de um e o início de outro. A Fenprof frisa que “o Governo introduz nas escolas focos de instabilidade indesejáveis”, agindo de modo “irresponsável” ao avançar para um processo tão complexo e de consequências desconhecidas sem ponderar um período experimental." (Carla Teixeira, O Primeiro de Janeiro)

20071028

Bla bla bla ...





A análise da questão, está no Umbigo. Aqui fica o resumo ilustrado, ok?

Otzi & Proftzi

Porque, Milu, nós não esquecemos!

«Os escravos

Inicio de bloco de aspas.

*Os escravos morriam a trabalhar*

Morreu há dias a Profª Manuela Estanqueiro com 61 anos, a quem havia sido diagnosticada uma leucemia.

O caso ficaria por aqui não fora a violentíssima história em que se embrulhou, espelho feroz dos tempos ferozes em que vivemos.

A professora em Novembro de 2006 foi a uma junta médica e pediu a reforma.

Tinha mais de 30 anos de serviço, um cansaço imenso a persegui-la e uma leucemia invasora que sem piedade lhe encurtava os dias.

Com olhares de abundante reprovação e uma prosápia empanturrada de saber e de poder, a junta médica considerou que a professora estava apta para o desempenho das suas funções, sendo que deveria regressar ao serviço, sob pena de perder o vencimento.

A docente regressou durante 31 dias à sala de aula.

Vómitos, desmaios frequentes, a morte a espreitar em cada segundo que corria escandalosamente penoso, pontuaram a enormidade dos 31 dias, findos os quais entrou no Hospital donde não mais saiu até morrer.

Eram os colegas que a alimentavam na escola porque não tinha força para pegar nos talheres. Eram os colegas que a apoiavam nas turmas porque não tinha já capacidade para dar uma só aula.

A reforma chegar-lhe-ia por fim, uma semana antes da morte.

Quem foram os médicos que atestaram sobre a capacidade da professora para o exercício de funções?

Que instruções lhes foram dadas pelo sistema para agirem desta forma?

Que avaro e desgraçado país é este, que nega displicentemente um tempo mínimo de paz antes da morte a quem trabalhou a vida inteira e com a mesma criminosa displicência concede, ainda na força da vida, reformas
milionárias, aos que, como pequenos chefes de turma obsequiosos e concisos prepararam, elaboraram e prescreveram o discurso da crise, do apertar do cinto, do défice, da contenção salarial, do congelamento das carreiras...?

Esta gente confortavelmente reformada e impante, vai depois continuar a ser consumidora de poder e de poderes, colocando-se e recolocando-se nos píncaros da hierarquia de todos os cargos. Vai continuar a arengar sobre a necessidade de baixos salários, apontando a navalha certeira ao coração do Estado Previdência.

Com uma loquacidade técnica, e um linguajar hermético, prova-nos a nós, preto no branco que devemos continuar a trabalhar até morrer, que os aumentos salariais não são aconselháveis, que os despedimentos ainda não são suficientes e que só atingiremos o paraíso quando a flexisegurança borboletear à nossa volta, na renovada Primavera do patronato.

E dizem tudo isto convictos e convincentes, fervorosos e despudorados.

Tempos houve, no Portugal da guerra colonial, em que os mancebos quando iam à inspecção militar eram todos apurados independentemente do seu estado de saúde. Contava-se que mesmo quando estavam a morrer, não ficavam isentos da tropa, ficando apenas "adiados".

O neoliberalismo que coloniza as nossas vidas age como os médicos cegos que preparavam a carne para canhão.

Era professora e tinha uma leucemia. Negaram-lhe a reforma que só chegaria oito dias antes de morrer.

Fim do bloco de aspas»

Por isso é que deixam as pessoas morrer ou as 'ajudam' a morrer mais cedo e pior ...

"(...) Maria de Lurdes Rodrigues defende que «a escola é o espaço público mais seguro que o país tem. Com a revisão pretende-se a sua afirmação como instituição difusora dos valores do conhecimento e saber, da cidadania, participação e responsabilização, através de uma relação pedagógica de qualidade entre professores e alunos»." (PortugalDiário)

Don't Sleep


20071027

Para além do óbvio

Poesia para os distraídos

No primeiro diploma,
Congelam as progressões,
Acabam os escalões,
E não dizemos nada.

No segundo diploma,
Aumentam o tempo das reformas,
Mexem com todas as normas,
E não dizemos nada.

No terceiro diploma,
Alteram o sistema de saúde,
Há um controlo amiúde,
E não dizemos nada.

No quarto diploma,
Criam-se informações,
Geram-se várias divisões,
E não dizemos nada.

No quinto diploma,
Passa a haver segredo,
As pessoas vivem com medo,
E não dizemos nada.

Até que um dia,
O emprego já não é nosso,
Tiram-nos a carne fica o osso,
E já não podemos dizer nada.

Porque a luta não foi travada,
A revolta foi dominada,
E a garganta está amordaçada.


(de autor anónimo)

Vamos falar de habitação [em Coimbra]?




Aviso: amianto nas escolas

"Para os menos avisados, aqui está o Dec. Lei n.º 101/2005, de 23-6 que proíbe a colocação no mercado e a utilização de produtos contendo amianto.
http://www.dre.pt/pdf1s/2005/06/119A00/39373939.pdf " (Recebido por e-mail [RedeLuso])



Exemplos:

"
Escola de Torres Vedras receia amianto

A Escola Secundária Henriques Nogueira, em Torres Vedras, solicitou à Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) uma vistoria para "rever o estado de conservação" do amianto no telhado do edifício e as "implicações" para a saúde pública.

"Houve casos de doenças oncológicas que alarmaram a escola", disse à Lusa a presidente do conselho executivo, Conceição Vilhena, depois de na escola secundária do Cartaxo terem surgido sete casos de cancro, sem ligação directa à existência de coberturas em amianto." (dn.homepage)


"Escola com amianto gera preocupação:Utentes de edifício na Póvoa do Varzim exigem obras" (26-10-2007)

"Almeirim: Escola primária tem cobertura de amianto" (O Ribatejo)


"Sete doentes com cancro deixam escola alarmada (JN)
O medo impera na comunidade escolar que frequenta a "secundária" do Cartaxo. Em pouco mais de um ano, foram diagnosticados sete tumores, dos quais três culminaram com a morte dos doentes. Apesar de ser reduzida a probabilidade de estes casos estarem relacionados com o amianto que se encontra no revestimento dos edifícios escolares - proibido pela actual legislação -, com cerca de 25 anos , tanto o estabelecimento, frequentado por cerca de 1200 pessoas, como a Câmara resolveram tirar as dúvidas. Uma empresa certificada já despistou qualquer incidente com amianto. Aguarda-se a análise do Instituto Ricardo Jorge."
etc etc ...

20071026

Um recado de quem pensa

Na Conferência “A Ciência Terá Limites?” que começou ontem na Gulbenkian, Steiner afirmou que a Europa está em tão mau estado que ninguém pode estar optimista. O ensaísta, e professor em Cambridge, considera que outras civilizações irão ocupar o seu lugar. E que as igrejas vazias são um símbolo do fim do cristianismo clássico numa Europa que enfrenta, hoje, uma grande crise de esperança.
«Desde a revolução francesa que a esperança tem estado sempre à esquerda. Mas hoje não há mais esquerda na Europa. O que os jovens vão querer? Vão querer dinheiro! A Europa actualmente é o cheiro do dinheiro, que é tão sufocante e pode vir a ser um grande Macau ou uma explosão enorme», afirma.
A crise na cultura, por outro lado, levará a uma crise na ciência.
«A seguir à religião algo virá, porque as pessoas têm dificuldade em viver na solidão, mas o que me assusta é que deste vazio saia o que é ´kitch`, ou o futebol», que considerou a actual grande religião. «Maradona substituiu Pascal», referiu.
Com esta crise, disse Steiner, «não haverá mais Platões, nem mais Mozarts ou Bachs na Europa». «Eles vão aparecer na Índia ou noutros locais do planeta, mas não na Europa. É a vez deles», considerou.
«Vou dizer uma coisa que vai deixar zangada muita gente: uma civilização que mata os seus judeus não recupera», disse ainda Steiner. Para o ensaísta, a chave para combater este quadro em que «a irracionalidade, a astrologia, o lixo 'new age' estão a flutuar nas nossas vidas», é o Ensino. «Até a nossa sociedade mudar e apoiar os professores, nada de bom acontecerá», salientou.
retirado do Silêncio Culpado

DALI

Não conheço ninguém como aquele professor que aqui apelido de Dali. E se até ele está a sofrer física e psicologicamente por causa da Milu & Lda. então a 'coisa' está mesmo perdida.
É a altura ideal para se falar, sem medo. Se alguém tiver vontade de expor a sua realidade e/ou pensamentos neste blogue, basta enviar via mail.
Sobre o Dali, projectem tudo o que de melhor há num professor
e amigo e tê-lo-ão.

O resto, acontecerá ...

ME desconvocou reunião marcada para 26 de Outubro

Venha o diabo e escolha ...

Imagem daqui
"PS e PSD surgem em Outubro separados por apenas um ponto nas intenções de voto dos portugueses, um empate técnico, o pior resultado do partido do governo nos últimos dois anos, segundo uma sondagem hoje divulgada." (Barómetro DN/TSF)